Sábado , Outubro 21 2017
Home / Viagens / Polinésia Francesa: Conheça esse paraíso

Polinésia Francesa: Conheça esse paraíso

A Polinésia Francesa é uma vasto território disperso e perdido no Pacífico sul, polvilhado de ilhas de corais e montanhas que nascem de um mar tão turquesa como é possível imaginar. Fruto da atividade vulcânica da região, estas ilhas e atóis são pequenas povoações com praias paradisíacas e hotéis deslumbrantes, muitas vezes estruturados em bungalows que “flutuam” sobre o mar. A paisagem pinta-se de azul e verde entre lagoas marinhas e picos vulcânicos cobertos por uma densa e exótica vegetação. As praias, muitas vezes privadas e desertas, oferecem um areal limpo e branco beijado por um oceano transparente e sereno.

Dos cinco arquipélagos, os mais visitados são La Societé, com as ilhas de Taiti, Bora Bora, Moorea, Huahine, Raiatea, Tahaa e Maupiti, os ilhéus de Tuamotu, paraíso dos mergulhadores, e as Marquesas com imponentes cascatas e escarpas interiores. No arquipélago das Australes é fácil ver baleias e tubarões e as ilhas Gambier são as mais longínquas e desertas.

A montanhosa ilha de Bora Bora, rodeada de ilhéus e motus que emergem dos corais, é o derradeiro destino de sonho repleto de cenários utópicos onde poderá desfrutar de inúmeras atividades e experiências que nunca esquecerá. Um local mágico onde a harmonia da paisagem é indissociável do romantismo, da paz e do amor.

Polinésia de cultos e tradições

A história do povo destas ilhas paradisíacas remonta a 1300 a.C. quando de uma intensa imigração de população do sudeste da Ásia e da Nova Zelândia. Sim porque, muitos séculos antes da chegada dos europeus a estas ilhas, já os povos desta região eram verdadeiros navegadores que palmilhavam o Pacífico numa espécie de canoas, chamadas tipairua, guiados pelo vento e pelas estrelas.

polinesia francesa paraiso 2 - vida saude e bem estar

Os taitianos de hoje são descendentes do povo maori da Nova Zelândia, tribo guerreira eternizada através de lendas de aventuras de deuses, reis do mar e do surf, levantamento de rochas e corridas de canoas. Graças às viagens de descoberta, o “Triângulo da Polinésia”, constituído pelo Havai ao norte, a Ilha da Páscoa a sudeste e a Nova Zelândia partilha história, cultura e tradições ancestrais. A partir do séc. XVI, com a chegada dos europeus, o território foi cobiçado mutuamente por ingleses e franceses, tendo ficado sob o total domínio francês só no séc. XIX. Em 1984, o território conquista a autonomia e em 1998 a independência. Ainda hoje a cultura maori taitiana está presente nos habitantes das ilhas e nas suas festividades.

Herdeiros da cultura maori, em Bora Bora você pode visitar as ruínas de alguns marae, santuários ao ar livre que eram o centro do poder da antiga Polinésia. Estas estruturas sagradas de rocha eram o palco das mais importantes celebrações e rituais da tribo, com orações aos deuses ou hinos à guerra. A dança e a música sempre estiveram intimamente ligadas a estas celebrações desde os tempos antigos. Dançava-se em momentos de felicidade, momentos de receção a um visitante, momentos de oração ou mesmo momentos de desafio ao inimigo. A famosa dança feita pela atual equipa nacional de râguebi da Nova Zelândia tem origem nestas tradições, por exemplo.

polinesia francesa paraiso 3 - vida saude e bem estar

Flores, danças e canoas fazem ainda parte do dia-a-dia dos taitianos. As corridas de canoas coloridas são eventos que não se pode perder e as flores tropicais são usadas nas mais diversas ocasiões. Aplicados frequentemente no cabelo das mulheres, os hibiscos são símbolo de comprometimento quando usados na orelha esquerda. Na ilha de Taiti, o colar de flores é usado na receção aos visitantes… O festival anual de Heiva, realizado no mês de julho na capital Papeete, é o culminar de toda a tradição e cultura com atividades tradicionais, corridas, competições, danças e gastronomia.

Tahiti

É a ilha mais importante da Polinésia Francesa, onde fica a capital Papeete e o único aeroporto internacional. Embora tenha ótimas praias para o surf, não são de boa qualidade. Tahiti é também a ilha com maior atividade noturna e lugares de interesse cultural.

A península de Tahiti Iti, no lado oposto de Papeete, com montanhas, cascatas e selvas é ideal para o ecoturismo ou para os que querem um contato com o povo local. Mas é bom ficar atento, pois no local não há hotéis de turismo, apenas pousadas locais.

*** Saiba mais sobre o Tahiti.

Bora Bora

Bora Bora é sem dúvida a mais famosa dentre as ilhas da polinésia. O maior atrativo é o colorido das águas, que brilham com tons inimagináveis de azuis, verdes e violeta. É também a ilha favorita dos casais em lua de mel ou aniversários de bodas.

polinesia francesa paraiso 6 - vida saude e bem estar

Bora Bora tem as mais lindas praias de areia coralina, banhadas por uma mar espetacular. Estas praias estão em pequenas ilhas de recife, chamados de “motu” e na ilha central, no setor de Matira.

*** Saiba mais sobre Bora Bora

Moorea

Moorea é a ilha com melhor acesso desde Papeete. Apenas 18 Km de mar as separam. Paisagens incríveis, vegetação espetacular, Moorea é perfeita para o ecoturismo, lua de mel, e para aqueles que buscam atividades completas.

Como não é necessário fazer deslocamento aéreo para acessar outras ilhas é a melhor opção para quem busca preços mais econômicos. Moorea é caracterizada por uma natureza exuberante, lindas montanhas e vales escarpados.

Na costa norte, duas baías profundas – Cook e Opunohu – penetram como fiordes no maciço montanhoso. E é justamente nesta costa que se localizam os hotéis e lugares turísticos. Moorea é talvez a ilha com maior riqueza cultural: artesanato, tatuagens, espetáculos folclóricos e galerias de arte.

polinesia francesa paraiso 7 - vida saude e bem estar

Embora Bora Bora a supere pela exuberância do mar, a maioria dos visitantes concorda que as montanhas de Moorea ainda são as mais belas.

Huahine

Ilha cujas águas vão de encontro ao mar colorido da vizinha Bora Bora. Todas as praias são de areia branca e água turquesa. A praia de Avea está entre as mais lindas da Oceania. O ambiente é especial e o pouco acesso dos turistas tornam a ilha ideal para férias sossegadas. Huahine também se destaca como a ilha com a maior quantidade de sítios arqueológicos.

Além de ótimas ondas para os surfistas avisados, o locar também exibe fantásticas condições para snorkeling.

Dicas para conhecer esse paraíso!

A LAN (lan.com) leva com conexão em Santiago e escala na Ilha de Páscoa. Outra opção é a rota via Los Angeles, mais cara e longa, mas que pode ser vantajosa se você tiver milhas de companhias americanas.

De Papeete até Moorea existe uma ferry boat muito interessante de se pegar. O trajeto é curto, em torno de meia hora, e você tem uma boa visão dos mares taitianos. Dá prá ir de avião também, pela Air Tahiti, num vôo curtíssimo de 10 minutos.

Para as demais ilhas, a Air Tahiti faz os trajetos. É preciso ver qual a rota o viajante deseja para evitar muitas escalas em Papeete. A Companhia voa para diversas ilhas do paraíso, e cada um escolhe o que quer ver. De Moorea para Bora-Bora existem vôos diretos (uma rota bem factível) e para as demais ilhas é preciso verificar.

O tempo seco é entre junho e setembro. Maio e outubro ainda são bons, mas é bom evitar os meses restantes para não arriscar a perda das valiosas diárias com tempestades.

O roteiro mais convencional vai a Papeete, Moorea e Bora Bora. Você pode trocar Moorea por alguma outra ilha mais distante, mas leve em conta o tempo que vai perder com deslocamentos aéreos.

Não esqueça de levar uma câmera à prova d’água, para registrar a vida marinha, e sapatilhas de mergulho, para não machucar os pés com cascalhos e ouriços-do-mar.

As operadoras podem conseguir tarifas melhores nos hotéis e parcelam. Outra dica é incluir meia-pensão no pacote, já que você dificilmente vai sair do hotel para comer.

A moeda oficial é o Franco Polinésio (XPF), mas em muitos lugares eles aceitam, também, dólar americano e euro.

IDIOMA: tahitiano, língua nativa e francês são oficiais, embora muitos falem inglês.

VISTOS: Não é necessário visto, apenas passaporte com validade mínima de 6 meses

GORJETAS: não são admitidas, pela cultura local são contra as regras de hospitalidade.

FUSO HORÁRIO: 7 horas a menos em relação ao Brasil.

 

Receba nossas novidades!

Inscreva-se em nossa Lista e ganhe um Ebook Grátis.

* Seu email NUNCA será compartilhado

Powered by Optin Forms

Voce pode gostar disto

Bali: Extraordinariamente mágica, bela, deslumbrante

Bali extraordinariamente… Bali! Bali é uma das 13 667 ilhas da Indonésia, bem como uma ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

NÃO SAIA DE MÃOS VAZIAS...
Junte-se ao grupo de pessoas inteligentes que estão alcançando Vida, Saúde e Bem Estar.
Inscreva-se e ganhe um Ebook GRÁTIS.
emagrecer de vez
Você deseja Emagrecer?
Como queimar gorduras de verdade,
atingir seu peso ideal,
sem sofrimentos, sem balelas...

EMAGRECER DE VEZ

Seu email jamais será compartilhado
VIDA SAÚDE E BEM ESTAR
FALE CONOSCO
Deixe no formulário abaixo seu comentário, dicas, idéias, críticas. Agradecemos desde já!
Obrigado. Entraremos em contato em breve.
Inscreva-se AGORA mesmo...
Junte-se ao grupo de pessoas inteligentes que estão alcançando Vida, Saúde e Bem Estar.
Inscreva-se e ganhe um Ebook GRÁTIS.
VIVER MELHOR AGORA
8 Passos para você montar seu negócio online
em casa e com pouco dinheiro
Seu email jamais será compartilhado
REALIZE SUA VIDA
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzcmM9Imh0dHBzOi8veW91dHUuYmUvTl9ZeXFGVkFWbm8iIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+
All rights reserved © Company Name, 2014
6 Passos para Organizar Sua Vida Financeira
Baixe AGORA o Ebook que já ajudou a milhares de pessoas.

6 Passos para Organizar
sua Vida Financeira

Inscreva-se AGORA e ganhe o Ebook que já ajudou milhares de pessoas.

6 Passos para Organizar
sua Vida Financeira

Transforme Sua Vida Financeira em Tempo Recorde
Inscreva-se AGORA e ganhe o Ebook que já ajudou milhares de pessoas.

6 Passos para Organizar
sua Vida Financeira

Transforme Sua Vida Financeira em Tempo Recorde
Obrigado.
Você será redirecionado em instantes
Um passo importante para sua

Prosperidade Financeira.

Entre Agora Para
LISTA DE ESPERA
e GANHE o Ebook

6 Passos Para Organizar
Sua Vida Financeira

.
Lista de Espera Criação de Riqueza
Ok. Seu email foi cadastrado com SUCESSO!
Investindo Numa Vida Feliz
Baixe Agora o seu Ebook Gratuito.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA:
INVESTINDO NUMA VIDA FELIZ

Seu email jamais será compartilhado
Você quer Passar num Concurso Público?
O Tripé da Aprovação é uma expressão para demonstrar que a sua preparação para concurso público deverá ser apoiada em 3 ATITUDES fundamentais para uma perfeita assimilação do conteúdo estudado e, consequentemente, sua aprovação!
  • RESUMOS
  • REVISÕES
  • RESOLUÇÃO DE QUESTÕES
* Seu email nunca será compartilhado.
SEU NEGÓCIO ONLINE
O Passo a Passo essencial para criar
seu Negócio Online
a partir do zero
Seu email jamais será compartilhado
Sobrancelha Perfeita

Saiba como aprender um método simples de design de sobrancelha, que segue o visagismo de cada rosto automaticamente.

E entenda porque ele pode ser a chave para decolar sua carreira.

Sobrancelha Perfeita

Saiba como aprender um método simples de
design de sobrancelha

E entenda porque ele pode ser a chave para
decolar sua carreira.