Sábado , Outubro 21 2017
Home / Finanças / Princípios para a Educação Financeira de nossos filhos

Princípios para a Educação Financeira de nossos filhos

Educação Financeira com nossos Filhos?

Assistir desenho animado nos canais infantis com seu filho é ter a certeza de que receberá uma enxurrada de propagandas de brinquedos e muitos pedidos escandalosos do seu filho querendo cada um deles. E agora… o que fazer??? É hora de falar de educação financeira.

A Educação Financeira das crianças deve começar desde cedo. Além da escola, os pais possuem um papel fundamental nesse processo.

Mas afinal de contas, quando é a hora de começar a falar sobre dinheiro? Quando devemos contar para eles que “só passar o cartão de crédito” não resolve as coisas? Que existe uma fatura monstro para pagar no final do mês?

Como educar filhos não tem receita de bolo, educação financeira não é um tópico ou etapa de nenhuma idade específica. É preciso que a criança tenha o mínimo de compreensão do que está sendo falado com ela.

Nesse sentido, uma das primeiras lições dessa educação financeira é: Apresentá-las ao dinheiro. É necessário iniciá-las no contato com o dinheiro, apresentá-lo em espécie e explicar para que ele serve. Mostrar o seu valor e como é conquistado também é importante, além de ensinar que para comprar qualquer objeto é necessário “juntar” certa quantia. Esses exemplos podem ser colocados em pratica com as crianças, dando de presente, por exemplo, um cofre ou até mesmo um pote transparente onde todo dinheiro recebido será depositado. Ensine a criança a ter focos e se quiser comprar algo que terá que conquista-lo e juntar o valor necessário. Com essa lição a criança aprenderá a conquistar e verá o valor das coisas e que pode levar certo tempo para conseguir o que quer, afinal não é tudo que queremos que podemos comprar na mesma hora.

educacao financeira filhos 3 - vida saude e bem estar

Outra boa aula de educação financeira para crianças se ajusta nas mesadas ou semanada. Onde a criança deverá aprender a lidar com o dinheiro que recebe para as coisas que deseja fazer naquele período ou juntar a quantia necessária para adquirir uma coisa que quer muito. Lembrando que a mesada não deve ser feita em troca de algo ou muito menos tirada como punição, afinal para que ela seja funcional na educação financeira ela deve ser mantida e dada na data combinada a fim de ensinar a criança a lidar com qualquer quantia que receba em mãos além de ter que aprender a administrar para que não falte até o próximo recebimento.

As crianças com mais de quatro anos podem ganhar uma carteira, na qual as notas serão guardadas. Ensine que elas devem pagar e esperar o troco, a operação deve ser feita com calma e cuidado. Que tal comprar um sorvete ou algo bem simples para começar? O momento de gastar as economias deve ser acompanhado de uma pequena comemoração. Muitas pessoas na fase adulta sofrem por não terem o hábito de celebrar suas conquistas.

Neste treino com as finanças, o importante para o sucesso é combinar com as crianças, com antecedência, tudo que se pretendem fazer. No futuro, isso se transformará em planejamento estratégico de vida. Assim, antes de sair de casa combine com as crianças qual será o objetivo da programação.

Dia de passear significa que é momento de se divertir. Nada de misturar compras com passeio. As crianças adoram surpresas e encontrar ambientes novos, desde que tenham guias preparados. Pesquise em sua cidade eventos que não envolvam consumo, mas pura diversão, arte e cultura. Está na hora de visitar um museu, um parque de exposições ou qualquer local para ser admirado e que não dê espaço para as compras. Já o dia de comprar deve ser encarado com responsabilidade. Faça um roteiro: primeiro pesquise o produto, mostre à criança duas ou três opções de compra, explique a ela as possibilidades financeiras da família, procure agir com calma e seriedade e, ao manusear o dinheiro, faça com firmeza e não se distraia neste momento. Em pouco tempo as crianças vão trocar a seriedade das compras pela alegria dos passeios.

Educação Financeira: Dizer “NÃO” é preciso.

Mas o que fazer quando o pequeno aponta para algo e pede? Nesta hora, o adulto deve desempenhar o seu papel e determinar a diferença entre querer e precisar. Faça um carinho na criança e saia com ela do ambiente. Logo ela vai distrair e esquecer a situação. Pode ter choro, mas esse momento também pode ser permeado com criatividade, amor e senso de humor por parte do adulto.

educacao financeira filhos 6 - vida saude e bem estar

Veja essa pequena birra como a primeira forma de conquista, imposição de vontade. Ao crescer, a criança levará consigo as lições sobre “querer” e “precisar”, que aprendeu com seus pais ao longo dos anos. O consumo será algo natural e os apelos serão equilibrados com o treino emocional recebido na infância. Afinal, compramos mais com o coração do que com a razão.

4 Princípios Básicos para a educação financeira de nossos filhos

Reconheço que ensinar como nossos filhos devem lidar com o dinheiro é algo controverso, pois certamente todos concordam que é algo essencial, mas, ao mesmo tempo, a forma como isso deve ser feito não é unânime.De qualquer maneira, acredito que existem quatro princípios básicos que devem ser seguidos:

Princípio #1: Eduque-se financeiramente

Você não pode ensinar a alguém algo que você não sabe. Aprenda o máximo possível sobre orçamento, poupar, investir, cortar gastos e controlar dívidas. Com esse conhecimento adquirido, você certamente será um bom professor.

Princípio #2: Seja um exemplo

Uma coisa é você dizer o que seus filhos devem fazer. No entanto, se você estiver fazendo o oposto, eles certamente vão aprender mais através de suas ações que suas palavras.Para ensinar como controlar os gastos, você também precisa fazer o mesmo. Guie-os através de bons exemplos.

educacao financeira filhos 2 - vida saude e bem estar

Princípio #3: Ensine um hábito de cada vez

Seus filhos não se tornarão especialistas financeiros da noite para o dia… Nem dentro de um mês… Ou mesmo em um ano. Seu objetivo deve ser ensinar a eles essas lições durante toda sua infância e adolescência. Dessa forma, ensine uma coisa de cada vez, até que eles tenham aprendido determinada habilidade, e só então passe para a próxima. Não há pressa.

Um artifício para inserir os filhos no mundo da educação financeira são as mesadas. Contudo, cuidados devem ser tomados para que esse artifício realmente atinja sua finalidade.

Princípio #4: Permita que eles aprendam por conta própria

Não é possível ensinar apenas dizendo o que deve ser feito. Você precisa explicar como deve ser feito (com calma, uma coisa por vez), então deve mostrar (ensinar pelo exemplo) e, por fim, deve permitir que eles coloquem em prática determinado hábito. Deixe que eles cometam erros. E então converse com eles sobre esses erros. Assim, eles vão aprender bem cedo porque esses erros são realmente erros. E se você fizer da forma correta, eles vão aprender hábitos muito melhores, por conta própria.

fontes:

1 – queroficarrico.com
2 – personare.com.br
3 – pediatriaemfoco.com.br

Receba nossas novidades!

Inscreva-se em nossa Lista e ganhe um Ebook Grátis.

* Seu email NUNCA será compartilhado

Powered by Optin Forms

Voce pode gostar disto

7 dicas para ganhar mais dinheiro

Todo mundo deseja ganhar mais dinheiro e existe apenas um caminho mais lógico para adquiri-lo: trabalhar

2 comments

  1. adorei o artigo, obrigado por compartilhar essas infomaçoes!!

  2. Obrigado, Genilson.

    Um grande abraço e desejamos sucesso na educação de seus filhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

NÃO SAIA DE MÃOS VAZIAS...
Junte-se ao grupo de pessoas inteligentes que estão alcançando Vida, Saúde e Bem Estar.
Inscreva-se e ganhe um Ebook GRÁTIS.
emagrecer de vez
Você deseja Emagrecer?
Como queimar gorduras de verdade,
atingir seu peso ideal,
sem sofrimentos, sem balelas...

EMAGRECER DE VEZ

Seu email jamais será compartilhado
VIDA SAÚDE E BEM ESTAR
FALE CONOSCO
Deixe no formulário abaixo seu comentário, dicas, idéias, críticas. Agradecemos desde já!
Obrigado. Entraremos em contato em breve.
Inscreva-se AGORA mesmo...
Junte-se ao grupo de pessoas inteligentes que estão alcançando Vida, Saúde e Bem Estar.
Inscreva-se e ganhe um Ebook GRÁTIS.
VIVER MELHOR AGORA
8 Passos para você montar seu negócio online
em casa e com pouco dinheiro
Seu email jamais será compartilhado
REALIZE SUA VIDA
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzcmM9Imh0dHBzOi8veW91dHUuYmUvTl9ZeXFGVkFWbm8iIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+
All rights reserved © Company Name, 2014
6 Passos para Organizar Sua Vida Financeira
Baixe AGORA o Ebook que já ajudou a milhares de pessoas.

6 Passos para Organizar
sua Vida Financeira

Inscreva-se AGORA e ganhe o Ebook que já ajudou milhares de pessoas.

6 Passos para Organizar
sua Vida Financeira

Transforme Sua Vida Financeira em Tempo Recorde
Inscreva-se AGORA e ganhe o Ebook que já ajudou milhares de pessoas.

6 Passos para Organizar
sua Vida Financeira

Transforme Sua Vida Financeira em Tempo Recorde
Obrigado.
Você será redirecionado em instantes
Um passo importante para sua

Prosperidade Financeira.

Entre Agora Para
LISTA DE ESPERA
e GANHE o Ebook

6 Passos Para Organizar
Sua Vida Financeira

.
Lista de Espera Criação de Riqueza
Ok. Seu email foi cadastrado com SUCESSO!
Investindo Numa Vida Feliz
Baixe Agora o seu Ebook Gratuito.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA:
INVESTINDO NUMA VIDA FELIZ

Seu email jamais será compartilhado
Você quer Passar num Concurso Público?
O Tripé da Aprovação é uma expressão para demonstrar que a sua preparação para concurso público deverá ser apoiada em 3 ATITUDES fundamentais para uma perfeita assimilação do conteúdo estudado e, consequentemente, sua aprovação!
  • RESUMOS
  • REVISÕES
  • RESOLUÇÃO DE QUESTÕES
* Seu email nunca será compartilhado.
SEU NEGÓCIO ONLINE
O Passo a Passo essencial para criar
seu Negócio Online
a partir do zero
Seu email jamais será compartilhado
Sobrancelha Perfeita

Saiba como aprender um método simples de design de sobrancelha, que segue o visagismo de cada rosto automaticamente.

E entenda porque ele pode ser a chave para decolar sua carreira.

Sobrancelha Perfeita

Saiba como aprender um método simples de
design de sobrancelha

E entenda porque ele pode ser a chave para
decolar sua carreira.